domingo, 28 de março de 2010

RUTHERFORD

Em 1896 Rutherford ao interessar-se pela radioatividade, fez diversas pesquisas e identificou diferentes tipos de emissões radioativas nomeando os dois primeiros alfa (carga positiva) e beta (carga negativa).E mais tarde foi descoberto um novo tipo:gama (carga neutra).
Em 1908 Rutherford baseando-se em seu experimento, que consistia em bombardear com partículas alfa, emitidas por uma amostra de elemento radioativo o polônio, uma lâmina de ouro,
para estudar as trajetórias das particulas.



Constatou-se que:
1 - a maioria das partículas atravessava a lâmina de ouro
sem desviar;
2 - Uma pequena parte das partículas atravessou
a lâmina com um rápido desvio na trajetória,
3 - apenas 1 em cada 10 mil partículas não atravessava a lâmina e ricocheteava.

Rutherford elaborou um modelo atômico, que ficou conhecido como modelo planetário do átomo. Segundo o físico, o átomo é formado por uma parte central - o núcleo - e por uma parte envolvente periférica - a eletrosfera.


- no núcleo, concentra-se os prótons e a maior parte da massa do átomo;
- na eletrosfera, girando ao redor do núcleo, estão os elétrons. Essa região ocupa a maior parte do volume atômico. Os elétrons estão divididos em camadas eletrônicas, sendo estas 7 (K, L, M, N, O, P e Q).
Razões para os resultados do experimento de Rutherford:

1 - porque o átomo é constituído em grande parte por espaço vazio;
2 - As partículas que sofreram desvio atravessaram a lâmina nas proximidades de um núcleo de ouro. Como o núcleo é positivo, ele repele a partícula alfa (também +).
3 - As partículas ricocheteadas foram repelidas pelo núcleo do átomo de ouro. O tamanho do núcleo é cerca de 10 mil vezes menor do que o tamanho do átomo.

Um pouco depois, em 1920, Rutherford propôs a existência de outra partícula no núcleo. Ele a chamou de nêutron e estimou que sua massa seria igual à do próton e que ela não teria carga elétrica. A existência dessa partícula só fora confirmada experimentalmente em 1932, com os experimentos do físico britânico James Chadwick (1891 – 1974).

Nomes:Caroline dos Santos Gonzaga,Hisys Fontes Gomes,Isabele Benicasa e Priscilla Mesquita

4 comentários:

  1. Entretanto existe uma falha no modelo de Rutherford que é mostrada pela teoria do electromagnetismo, de que toda partícula com carga elétrica submetida a uma aceleração origina a emissão de uma onda electromagnética. O elétron em seu movimento orbital está submetido a uma aceleração normal e, portanto, emitirá energia na forma de onda eletromagnética. Essa emissão, pelo Princípio da conservação da energia, faria com que o elétron perdesse energia cinética e potencial, caindo progressivamente sobre o núcleo, fato que não ocorre na prática. Esta falha foi corrigida pelo Modelo atômico de Bohr.

    nome:Caroline dos Santos Gonzaga

    ResponderExcluir
  2. Rutherford fazia suas experiencias, porém não acreditava que as substâncias contidas no interior do núcleo pudessem ser controladas. Mas assim como o seu modelo atômico foi contrariado, a fé dele de que as substâncias do núcleo não eram controladas também foi desacreditada pelo alemão Otto Han.

    NOME:Hisys

    ResponderExcluir
  3. É possível comparar o modelo atômico de Rutherford com o modelo atômico atual, pois em ambos os casos já existe a elétrosfera, certo que no modelo Rutherford não é algo tão bem definido, neste modelo não há os níveis de energia ou seja não há as camadas eletrônicas, sendo assim não se resta dúvida de que o modelo atual está bem mais organizado.
    Com os níveis de energia é possível falar a respeito das ligações química, covalente e metálica que estão relacionados com a última camada onde se tem 2 ou 8 elétrons.Isto é mais uma evidencia de que o atual modelo atômico é mais organizado e mais bem estudado e representado [desenhado].

    NOME; André Felippe da Rocha de Oliveira Wiecikowski.

    ResponderExcluir
  4. Não podemos nos esquecer que Rutherford foi professor de Física e Química na McGill University (Canadá), de 1898 a 1907 e na Manchester University (Inglaterra), de 1907 a 1919, que pelas suas investigações sobre a QUÍMICA DAS SUBSTÂNCIAS RADIOATIVAS obteve, em 1908, o Prêmio Nobel da Química, que foi presidente da Royal Society (1925-1930), foi homenageado em 1931 com o título de primeiro barão de Rutherford de Nelson e Cambridge, e hoje, é considerado o fundador da Física Nuclear.

    ResponderExcluir