terça-feira, 30 de março de 2010

O princípio da incerteza de Heisenberg


O princípio da incerteza, desenvolvido pelo físico alemão Werner Heisenberg, estabelece que é impossível conhecer simultaneamente a posição e a energia de uma partícula tal como o elétron. Isso porque, para se estudar uma partícula, é preciso interagir de alguma maneira com esta partícula. Nenhum instrumento pode "sentir" ou "ver" um elétron sem influenciar intensamente o seu movimento. Se, por exemplo, construíssemos um microscópio tão poderoso, capaz de localizar um elétron, teríamos de usar uma radiação com um comprimento de onda muito menor que o da luz. (Para que um objeto diminuto possa ser visto num microscópio, o comprimento da luz utilizado deve ser menor que o diâmetro do objeto.) Esse supermicroscópio imaginário deveria, para isso, usar raios x ou raios g. Mas a energia destas radiações é tão grande que modificaria a velocidade e, conseqüentemente, o momento do elétron, numa quantidade grande e incerta. O princípio da incerteza pode ser assim interpretado: quanto mais de perto tentarmos olhar uma partícula diminuta, tanto mais difusa se torna a visão da mesma.
Em 1927 Heisenberg percebeu uma limitação fundamental na exatidão com que se pode determinar simultaneamente a posição e a velocidade de uma partícula microscópica. Vejam que não é uma incerteza simples. Em teoria, a posição poderia ser determinada de forma exata e precisa (*); e o mesmo se diga para a velocidade. A impossibilidade residia na determinação conjunta dos valores.

*

=====================================================================================

GRUPO:
> André
> Ingra
> Letícia
> Priscila

=====================================================================================

2 comentários:

  1. >LETÍCIA<
    Toda essa história de incerteza quanto a velocidade e posição dos elétrons, me deixa intrigada, ainda mais quando Heisenberg descobre uma formula para calcular uma posição aproximada destas partículas.

    ResponderExcluir
  2. Essa enorme descoberta só é validada para coisas em cerca de mais de 1 milhão de vezes menor que 1 cm, segundo li em outros sites. E tudo isso me parece fazer muito sentido, pois se for medir a velocidade de um átomo, influenciariam nele, logo já não estaria na mesma posição e vice-versa .

    >> Ingra

    ResponderExcluir