segunda-feira, 29 de março de 2010

Niels Bohr

Niels Bohr Propôs o conceito moderno do modelo atômico.

Para Bohr, o átomo é feito de um núcleo central contendo prótons (com carga positiva) e nêutrons (sem carga). Os elétrons (com carga negativa) revolvem ao redor do núcleo em diferentes trajetórias imaginárias chamadas órbitas.

Baseado nessas observações experimentais, Bohr elaborou um novo modelo atômico cujos postulados são:


Na eletrosfera os elétrons não se encontram em qualquer posição. Eles giram ao redor do núcleo em órbitas fixas e com energia definida. As órbitas são chamadas camadas eletrônicas, representadas pelas letras K, L, M, N, O, P e Q a partir do núcleo, ou níveis de energia representados pelos números 1, 2, 3, 4...;


Os elétrons ao se movimentarem numa camada eletrônica não absorvem nem emitem energia;


Os elétrons de um átomo tendem a ocupar as camadas eletrônicas mais próximas do núcleo, isto é, as que apresentam menor quantidade de energia;


Um átomo está no estado fundamental quando seus elétrons ocupam as camadas menos energéticas;


Quando um átomo recebe energia (térmica ou elétrica), o elétron pode saltar para uma camada mais externa (mais energética). Nessas condições o átomo se torna instável. Dizemos que o átomo se encontra num estado excitado;




Os elétrons de um átomo excitado tendem a voltar para as camadas de origem. Quando isso ocorre, ele devolve, sob a forma de onda eletromagnética, a energia que foi recebida na forma de calor ou eletricidade.


Esses postulados permitem explicar a existência dos espectros de emissão descontínuos: como o elétron só pode ocupar determinadas órbitas, as transições eletrônicas (ida e volta do elétron)

Ocorre em número restrito, o que produz somente alguns tipos de radiação eletromagnética e não todas como no espectro contínuo.

Modelo atômico de Bohr foi elaborado para o átomo de hidrogênio, mas aplica-se com boa aproximação a todos os outros átomos.



Grupo: Mayane, Valmir, Raiane e Rodrigo

6 comentários:

  1. MAYANE:Bohr nos ajudou porque acabou desenvolvendo um modelo atômico que unificava a teoria atômica de Rutherford e a teoria da mecânica quântica de Max Planck.

    ResponderExcluir
  2. Raiane: Foi bem legal pesquisar sobre o Niels porque, ajuda na compreenção da própria estrutura atômica que estudamos na aula de quimica.

    ResponderExcluir
  3. >Letícia<
    Acho incrível como Böhr conseguiu provar as camadas atômicas existentes nos atomos.Me pergunto como isso é possivel, e sempre tem uma quantidade certa para cada camada e por exemplo, se na camada K até a camada M tiver 20 elétrons, pula 2 para a seguinte que é a N.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Nossa Bohr era muito inteligente!Além de complementar a teoria de Rutherford, que foi seu professor, ele recebeu em 1922 o Prêmio Nobel de Física, o que não era para qualquer um...
    Bohr foi incrivelmente importante para o estudo da química!!

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo: O modelo atômico desenvolvido por Bohr foi baseado na teoria de Rutherford somada a teoria quântica formulada por Max Planck, assim conseguiu compreender algumas das propriedades fisicas e químicas dos elementos e as suas estruturas.

    ResponderExcluir