segunda-feira, 29 de março de 2010

Leucipo e Demócrito

Por volta de 2.450 de anos atrás ( 450 anos a. C. ), o Homem já começava a tentar explicar a constituição da matéria. Essa tentativa era realizada pelos filósofos da Antigüidade, que usavam apenas o pensamento filosófico para fundamentar seus modelos e não utilizavam métodos experimentais para tentar explicá-los.
A evolução dos modelos atômicos se deu por alguns postulados ( filósofos da Antigüidade ), que vigoravam até um certo tempo, pois eram "quebrados" ( substituídos ) por modelos baseados em métodos experimentais, que eram mais aceitos, e ainda, estes também eram substituídos por outros modelos mais aceitos. Em outras palavras e generalizando, toda teoria tem o seu período de desenvolvimento gradativo, após o qual poderá sofrer rápido declínio. Quase todo avanço da ciência surge de uma crise da velha teoria, através de um esforço para encontrar uma saída das dificuldades criadas.
Hoje, o modelo atômico que "está em vigor" é o Modelo da Mecânica Quântica ou da Mecânica Ondulatória (Modelo Orbital).De Leucipo ( 450 a. C. ) a Dalton ( 1.808 d. C. )Leucipo afirmou, por volta de 450 a.C., que a matéria podia ser dividida em partículas cada vez menores, até chegar-se a um limite.
Demócrito viveu por volta de 470 a. C. a 380 a. C. e era discípulo de Leucipo. Utilizando-se também do pensamento filosófico, defendeu a idéia do mestre, a idéia de que a matéria era descontínua, ou seja, a matéria era formada por minúsculas partículas indivisíveis. Ele afirmava então que, a menor partícula que compunha qualquer tipo de matéria era indivisível. A essa menor partícula, Demócrito denominou átomo ( a palavra átomo significa, em grego, indivisível ). Demócrito postulou que qualquer matéria é resultado da combinação de átomos de quatro elementos: água, terra, fogo e ar. Segundo Demócrito: "as únicas coisas que existem são os átomos e os espaços entre eles, tudo o mais é mera opinião".
As idéias de Demócrito, para alguns filósofos, eram um absurdo, "pois como iria existir algo indivisível?". Porém, para alguns, suas idéias faziam sentido. Houve muitos seguidores da idéia da "partícula indivisível", mas para a maioria isso era um absurdo. Um dos filósofos que rejeitou o modelo de Demócrito foi Aristóteles, um dos maiores pensadores filosóficos de todos os tempos. Aristóteles afirmava que a matéria era contínua, ou seja, a matéria vista como um "todo inteiro", não sendo constituída por partículas indivisíveis.
Enfim, o modelo aceito pela maioria até o final do século 16 não foi o de Demócrito e Leucipo, mas sim o de Aristóteles, o modelo da matéria contínua.
No século 17, experiências demonstraram que o comportamento das substâncias era inconsistente com a idéia de matéria contínua e o modelo de Aristóteles desmoronou .
No final do século 18, Lavoisier e Proust iniciaram experiências relacionando entre si as massas das substâncias participantes das reações químicas. Surgiram então as leis ponderais das reações químicas ( leis formuladas por Lavoisier, Proust, Dalton e Richter ).

Nomes:Romário,Thaís Lemos,Victória e Villian

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Achei uma frase sobre Demócrito que descreve resumidamente o texto acima. Segundo ele: “Todas as coisas, inclusive a alma, são feitas de matéria. Na verdade, só existem átomos e vazios”.
    Demócrito foi o autor da primeira ideia de átomo, sem base em resultados experimentais.

    ResponderExcluir
  3. Leucipo afirmava que a sua teoria sobre os átomos era conforme não apenas com a experiência sensível, mas também não suprimia o nascimento nem a destruição, nem o movimento ou a multiplicidade dos seres.Sustentava que não poderia existir movimento sem vácuo, sendo o vácuo não-ser. O ser, pelo contrário, é um cheio absoluto, porém não é único, mas há infinitos deles em mulplicidade, sendo todos invisíveis devido à pequenez das suas massas. Estes seres movem-se no vácuo (o não-ser), quando se unem produzem o nascimento e quando se desagregam provocam a destruição. (Comentário de Aristóteles).

    Queria acrescentar, esse texto para entenderem melhor sobre a teoria de Leucipo.

    Villian Lorena

    ResponderExcluir
  4. As transformações sofridas pela matéria, assim como sua diversidade, eram explicadas por Demócrito da seguinte forma: deviam-se as combinações e recombinações mecânicas sofridas pelos átomos (por meio de movimentos produzidos pela gravidade). Para Demócrito o vazio era necessário para que os átomos se deslocassem. Outro detalhe importante da teoria de Demócrito é a imutabilidade dos átomos.
    Hoje sabemos que “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” o que nos recorda a ideia de Demócrito sobre a imutabilidade e as combinações e recombinações (rearranjos) sofridas pelos átomos para dar origem a todas as coisas.

    http://aprendereensinarquimica.blogspot.com/

    ResponderExcluir