terça-feira, 30 de março de 2010


Dalton, a partir de trabalhos baseados em fatos e evidências experimentais, propõe uma teoria atômica para explicar a composição das substâncias. Essa teoria possibilitaria a criação do primeiro modelo do átomo e expressa, em termos gerais, o seguinte:

- A matéria é constituída de pequenas partículas esféricas maciças e indivisíveis denominadsas átomos.Os átomos permanecem inalterados nas reações químicas.

-Um conjuntos de átomos com as mesmas massas e tamanhos apresenta as mesmas propriedades e constitui um elemento químico.

- Elementos químico diferentes apresentam átomos com massas, tamanhos e propriedades diferentes.

- A combinação de átomos de elementos diferentes origina substâncias diferentes.

- Numa reaçãoquímica, o peso do composto é igual à soma dos pesos dos átomos dos elementos que o constituem.
O período atômico de Dalton permite-nos concluir que toda matéria é constituída por átomos de um mesmo elemento químico ou de diferentes elementos químicos.

Em função dos elementos presentes em sua constituição, substâncias puras podem ser classificadas em simples ou compostas.
E embora fundada em alguns princípios inexatos, a teoria atômica de Dalton, por sua extraordinária concepção, revolucionou a química moderna. Discute-se ainda hoje se ele teia emitido essa teoria em decorrência de experiências pessoais ou se o sistema foi estabelecido a priori, baseado nos conhecimentos divulgados no seu tempo. Seja como for, Dalton contribuiu decisivamente para o estabelecimento de uma das mais notáveis conceituações da física moderna: a teoria atômica.

Grupo: Graziela, Juliana, Rebeca e Thaís Melo.

4 comentários:

  1. Com base nas suas teorias atômicas, Dalton procurou explicar as leis de Lavoisier e de Pruost respectivamente. Dalton propôs que os átomos não sofrem mudanças durante uma reação química, portanto o número de átomos deve permanecer constante. Ele também concluiu que a proporção, em peso, dos elementos é sempre a mesma em qualquer amostra do composto.
    Rebeca.

    ResponderExcluir
  2. O cientista confirmou a ideia de que a matéria era formada de partículas, propondo um modelo de átomo indivisível. Ele enunciou uma teoria atômica considerando os átomos esferas rígidas e indestrutíveis.
    Thaís Melo.

    ResponderExcluir
  3. Foi bem interessante poder estudar mais sobre Dalton, pois ele alem de explicar as teorias propostas por Lavosier e Proust, ele ainda conseguiu observar novos fatos, um deles foi que dois elementos diferentes(A e B) podem formar mais de um composto com isso a massa de A que combina com a mesma massa de B nos direferentes compostos estao entre si na mesma proporção, essa nova teoria mostrada por Dalton ficou conhecida como Lei de Dalton.
    Juliana.

    ResponderExcluir
  4. Cabe lembrar que nem todos os itens da Teoria de Dalton são corretos atualmente.

    Graziela.

    ResponderExcluir